terça-feira, 25 de outubro de 2011

INTIMIDADE é uma merda..

Sabe aquelas coisas que você faz todo dia, que são coisas comuns na rotina, por exemplo: dormir, comer, escovar os dentes, tomar banho, ir ao banheiro, e essas coisas? Pois é, algumas delas são até simples de fazer quando alguém está vendo. Comer, por exemplo. A gente sempre almoça em família, comemos na frente dos outros. Normal.

Mas por que isso tudo, fica muito mais complicado quando estamos namorando?

A gente come na frente de amigos, e até de pessoas que a gente nem conhece em pizzarias e restaurantes. Mas quando é na frente do namorado, ou da família dele.. nossa, que vergonha que dá!

Claro, que isso é só no começo. Depois, as coisas que são simples pra você fazer sozinho, se tornam simples de fazer na frente dele também. Se não estou enganada, a primeira barreira é essa mesmo, comer na frente do outro. Depois dessa vêm tantas outras.

Dormir na frente dele é bem complicado, na verdade você nem dorme direito. Nas primeiras noites você fica se policiando para não roncar, não se mexer, não puxar a coberta e mais um milhão de coisas. Claro que eu estou falando das mulheres, elas que cuidam isso. Depois de um bom tempo, dormir junto se torna tão comum, que daí sim dá pra dormir de verdade.

Tem gente que tem paranóia com essa coisa de escovar os dentes na frente do outro. Acho isso normal, até porque não importa o que eu faça não consigo escovar os dentes no banheiro, tenho que sair logo andando pela casa.

A maioria dessas barreiras da intimidade são quebradas depois do sexo. E claro que o sexo também é uma dessas barreiras. Até chegar a hora do sexo, a intimidade me parece limitada. Depois do sexo, coisas como tomar banho na frente do outro, se tornam simples, afinal, o corpo já foi visto mesmo.

Usar o banheiro. Isso é com certeza o grau de intimidade que menos se quer atingir. Pra quê fazer xixi na frente do outro? Ta, pode até ser mesmo totalmente desnecessário, mas muitas vezes acontece de o cara estar lá tomando banho e a mulher precisar fazer xixi urgente. Ou vice-versa. Algumas pessoas preferem reservar certos momentos. Tudo bem. Mas falar sobre? Isso também é intimidade. Falar que está há 3 dias sem fazer coco, ou que seu xixi ta meio verde, isso também é intimidade. Nojento? Desnecessário? Pode ser, mas você vai ficar medindo palavras com a pessoa que tu gosta? E se vocês se casarem, nunca vão conversar?

Uma relação é baseada nisso aí também. Ser sincero, falar tudo o que sente. E não dá pra ficar fingindo a vida inteira que você é um boneco perfeito que não faz coco. É uma coisa natural que todo mundo faz.

Gente, não estou dizendo que todo dia tu deve que passar um boletim pro namorado dizendo quantas vezes fez xixi por dia. A situação é diferente. Vou dar um exemplo de um diálogo que eu vi num seriado esses dias.

M - Amor, to com dor de barriga!

H – Comeu alguma coisa diferente?

M – Não. Acho que é porque não faço coco há 4 dias.

H – Ah então é isso amor. Vai ao banheiro e faz. Se tu não conseguir eu compro um laxante daí tu melhora.

O que tem demais nesse diálogo? NADA. E sobre o que eles conversaram? SOBRE COCO. Simples. Mania que as pessoas têm de achar anormal fazer coco. Anormal é quem não faz.

Não é só isso que faz parte da intimidade. Conversar sobre o sexo, falar o que sentiu, como gosta, de que jeito é melhor.. isso é ter intimidade, e mais ainda pra fazer as coisas ficarem cada vez melhor.

Intimidade é sinônimo de liberdade. É ser quem você é sem medir palavras. É poder ser alguém normal. Claro que, alguns desses aspectos podem ser desnecessários, como também pode haver outros aspectos que eu nem mencionei, mas a verdade é que adquirir intimidade é a melhor coisa que tem.

Opa, mas o título não era: Intimidade é uma merda? Ah, sim, mas é que a merda mesmo é se dar conta do quanto você tem intimidade com alguém. É quando você percebe que aquela pessoa já está totalmente por dentro da sua vida. E que nada do que você faça será um assunto íntimo e particular.

Intimidade é de fato, transformar o particular em algo comum para os dois. É deixar de ser uma pessoa só e passar a fazer parte de um casal. Um casal onde os dois são um só porque dividem tudo, até suas intimidades.

Não é fácil adquirir intimidade não. E muitas vezes, os casais passam anos juntos sem ter total intimidade. E quando o casal consegue é porque o relacionamento está sendo construído e de maneira muito forte. É quando estamos verdadeiramente apegados. É quando há entrega total. O problema é que se for forte assim e um dia termina, é muito difícil se acostumar a viver sendo um só depois. E quando você encontra-o na rua, percebe que vocês ergueram as barreiras todas de novo.

Mas é isso.. Intimidade é uma merda!

Mas é tão gostoso ir quebrando essas barreiras, uma por uma.. :D

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

RELACIONAMENTO é uma merda...

Começo dizendo que relacionamento não é uma merda, mas se você não fizer direito pode ser um verdadeiro INFERNO. Na verdade a culpa nem é do relacionamento em si, mas do que as pessoas fazem com ele. Vale dizer que não existe relacionamento perfeito, que é normal ter falhas, e essas falhas só servem pro bem.

Existem vários tipos de relacionamento: relacionamento com familiares; relacionamento entre amigos; entre colegas de trabalho ou de aula; entre homem e mulher.. e por aí vai. Porém, todos têm uma característica em comum: todos eles DEVEM ser baseado numa coisa... o RESPEITO.. aliás isso na verdade deve ser uma lei moral. Não precisa nem ter relação nenhuma.. mas deve-se tratar todos com respeito. E obviamente, se não há respeito, o relacionamento definha. O que fica meio oculto é que quase NINGUÉM respeita o outro. E respeito não é só ser fiel, tem MUITA coisa que faz parte do ‘respeitar’

Vamos nos focar em um tipo de relação específica, a relação entre homem e mulher. Seja essa relação um namoro ou um casamento. Bom, vamos partir do princípio de que para haver uma relação, é preciso de no mínimo duas pessoas. Claro que também existe sempre uma relação nossa com nós mesmos, mas isso não vem ao caso. Estamos falando de relações interpessoais. E num relacionamento de casal, temos 2 pessoas. Pois bem, tem uma coisa que todo mundo esquece. Se são duas pessoas.. são duas personalidades, duas opiniões, duas cabeças, duas metas de vida, duas experiências, duas vidas. Me parece bem óbvio que as pessoas não são iguais umas as outras.. você percebe isso?

E é ai que entra o respeito. Respeito é compreender a opinião do outro. É compreender o jeito do outro. PORÉM.. compreender é diferente de aceitar.

O grande erro das pessoas é pensar que: ele(a) tem que me aceitar do jeito que eu sou!

Tenho uma notícia pra quem pensa assim: ISSO NÃO EXISTE.

Não existe relação onde as pessoas agem como querem e o outro aceita. As relações têm que ter equilíbrio onde ambos aceitam ceder de vez em quando. Onde ambos pensam diferente, porém não precisam se matar por conta disso.

A questão é que, bem ou mal, ninguém é perfeito, isso todo mundo sabe. Então se vocês sabem disso vocês tem noção de que NINGUÉM escapa dessa regra.. você que está lendo aí, você tem defeitos sabia?

E isso não é uma questão pessoal.. pelo contrário.. é uma questão dos olhos do outro. O que pra mim pode ser um defeito em ti, para o outro pode ser uma virtude. E o que acontece numa relação? As pessoas veem seus defeitos e pensam: ele tem que me aceitar assim! ISSO TÁ ERRADO. –mas é meu jeito! Deixar uma característica ruim de lado, principalmente aquela que TODO mundo reclama, não é mudar seu jeito.. é se MELHORAR. Que tipo de pessoa pensa que cultivar defeitos é manter-se do jeito que é, e os outros que aceitem isso. Isso nem se quer faz sentido.

Vou dar um exemplo pra materializar essa ideia: O cara é ciumento possessivo, não deixa a mulher olhar pro lado, fala mal e humilha a mulher cada vez que ela faz isso. Claro, isso é um caso extremo, mas imagina se ele pensar assim: ela tem que aceitar que eu sou assim, esse é meu jeito. Enquanto isso a mulher fica sofrendo.

Entre um casal, existe uma relação de troca. Ambos dão e recebem carinho, afeto, compreensão, respeito e etc. Ninguém é completamente certo ou completamente errado. Então os dois têm que buscar se melhorar. E não adianta perder a mulher ou o cara e dizer: ah ele(a) não me merecia, vou encontrar alguém que me aceite. ISSO NUNCA VAI ACONTECER SE VOCÊ NÃO MELHORAR.

Em alguns relacionamento, onde há uma certa sintonia, os casais percebem nos erros, o que devem evitar, o que devem mudar. Em outros casais o único jeito é resolver as coisas num diálogo. Sentar um na frente do outro, levar uma lista de coisas, e dizer tudo o que lhe incomoda. E dizer que está ali porque quer melhorar o relacionamento, não quer deixar ir por água abaixo. Isso também é ser sincero, é ter força pra fazer as coisas funcionarem.

Adiar a solução, evitar conversas, pedir desculpas e nunca mudar.. isso não ajuda em nada e NUNCA será a solução. E nem adianta rezar e pedir a Deus para ele fazer seu parceiro mudar, porque essas coisas não acontecem assim. As pessoas têm que aprender a se adaptar. Você pode abrir mão de uma característica para alguém, mas continuar sendo dessa forma para outras pessoas. A forma como você é com seus amigos é diferente da forma que tem que ser com seu parceiro. Porque afinal, são relações com necessidades diferentes. Não é com seus amigos que você pretende se casar e ter filhos, então pouco importa ser mais grosso na hora de falar ou esquecer que é a data de aniversário da sua mãe. Mas o aniversário da sua sogra você nunca pode esquecer. Entende como deve ser?

Quando eu digo mudar, trata-se de rever atitudes que pra gente é normal, mas que as vezes o outro se magoa. Falar um pouco mais alto, ser um pouco mais frio ou até fazer piadinhas com coisas mais sérias, pode ser normal ou costume seu, mas pode ferir a outra pessoa.

Um relacionamento é uma construção. E óbvio, como toda construção, se começa pela base. E se a base não estiver bem firme, não dá pra construir nada ali. Aquela propaganda do serenata de amor, bem antiga por sinal.. diz a verdade mas não totalmente. A propaganda dizia assim:

“..Segundo alguns psicanalistas, quando se apaixona,
você não se relaciona com alguém de carne e osso,
mas com uma projeção criada por você mesmo;
E a projeção que fazemos é a de um ser absolutamente perfeito.
Mas depois de um período a projeção acaba,
e você passa a enxergar de verdade a pessoa com quem está se relacionando.
Invariavelmente, algumas virtudes do parceiro ou da parceira
vão embora junto com a projeção, outras ficam...
E se o que ficou de cada um for suficiente para os dois,
a relação perdura, caso contrário...
Ninguém sabe o que faz o botãozinho ligar e iniciar uma nova projeção,
as vezes é quando menos se espera...
O amor é inexplicável, mas tem umas coisas que você pode entender!...”

Na parte que diz: “Mas depois de um período a projeção acaba, e você passa a enxergar de verdade a pessoa com quem está se relacionando”, é a hora em que você percebe que as pessoas são de carne e o osso, e que ninguém é perfeito mesmo. E você devia ficar feliz por isso. Uma pessoa perfeita deve ser um saco. O que não diz no texto é que não basta “ o que ficou de cada um for suficiente para os dois”.. é preciso mais do que ficou. É preciso reparar os erros. Na realidade, você não pode deixar as coisas irem embora. Ainda mais as qualidades. Pelo contrário, a pessoa tem que se esforçar pra sempre suprir as necessidades do outro. E nesse caso, o homem deve se esforçar muito mais do que a mulher. A mulher tem instinto materno, cuida do homem, trata como criança. Já o homem, esquece que tem que ser carinhoso, e todo mundo sabe que isso não vem do instinto masculino, é algo que o cara tem que se esforçar. Mulher gosta de carinho, de elogios, de ser beijada o tempo todo. E é raro um homem agir assim, eles são mais auto-suficientes e até mais egoístas. Mas daí então não dá pra viver dessa forma. As mulheres não aguentam por muito tempo, um cara que não dá atenção, que troca ela pelos amigos, pelo jogo de futebol. Não adianta o cara chegar nos amigos e dizer: minha namorada é perfeita, ela é maravilhosa, faz tudo pra me ver bem, vive me agradando, tenho muita sorte e blá blá blá! Não adianta dizer só pra eles.. a tua mulher tem que saber disso, e se ela é mesmo tudo isso, então por que não agradar ela também?

Dizem que o homem é mais racional e eu concordo. Mas a mulher só se torna mais emocional porque pensa demais. Pensa besteira demais. O cara não dá atenção = tem outra. O cara não elogia = to gorda. O cara critica tudo o que eu faço = não me ama mais. O cara não respeita o que eu digo = não se importa comigo. E algumas dessas coisas são bem verdade. Outras não. Por uma simples displicência do cara a mulher inventa um milhão de catástrofes suficientes para cair em depressão.

É tão difícil assim se esforçar para ser melhor com a pessoa que você ama? É tão difícil assim assumir seus próprios erros e procurar a solução pra viver num relacionamento mais feliz? Se pra ti ela é perfeita ou é muito boa, não parece justo ser recíproco?

E outra coisa, básica. Ninguém manda no relacionamento. Não é assim que funciona. Uma relação não vai pra frente se não houver consenso. Já passou a época do homem mandar. Não estamos mais numa sociedade onde um manda e o outro obedece. Os casais mais bem-sucedidos são aqueles que crescem juntos. Que amadurecem juntos.

Pense bem se é com ele (a) que você quer mesmo ficar. Não vale apena ser orgulhoso e irredutível com alguém que se ama. Por mais que esteja seguro, sempre calcule a possibilidade de perder seu amor por um erro seu. E a partir daí verá se é isso que você realmente quer.

Muitas vezes, a única forma de melhorar é sentir o medo de perder. Por isso a mulher se esforça tanto, porque ela é mais insegura, e sente muito mais medo de perder do que o homem.

E sinto muito informar isso.. mas a culpa é toda da mulher, que sempre ama e se esforça mais do que o suficiente..

RELACIONAMENTO é uma merda..


P.S.: Desculpem pelo texto longo, mas mesmo assim, ainda é bem provável que venha um RELACIONAMENTO é uma merda II... porque esse é um assunto que tem muito o que falar!