segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ALIENAÇÃO é uma merda...



Ultimamente eu tenho visto direto no Facebook, mensagens que falam sobre como as pessoas estão alienadas. Então eu comecei a pensar sobre isso. Alienadas em que sentido?
Vejamos o significado da palavra:
Alienação:
Filosofia: Hegelianismo. Quando a consciência torna-se desconhecida a si própria ou a sua própria essência;
Informal: Desinteresse por questões políticas ou sociais;
Psicologia: Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas;
Psicopatologia: Perda da razão, loucura: alienação mental;
Psiquiatria: No desenvolvimento de um sintoma clínico algumas pessoas ou situações comuns tornam-se estranhas ou perdem sua natureza familiar.

Bem.. Vamos por partes.
A Alienação a que se referem, creio eu, que seja a informal. Desinteresse por questões políticas e sociais.
Concordo que muitas pessoas, a maioria delas eu diria, não dão a mínima para coisas que acontecem além do seu alcance visual, ou além da órbita do seu umbigo. Às vezes por falta de tempo, às vezes por preguiça, não importa.
Agora o que eu venho trazer é uma coisa muito, mas muito falada na internet. Já li umas 10 mil vezes que a pessoa é alienada porque assiste novela.
Espera aí.
Então quer dizer que se você assiste novela, você é um alienado? Se você sabe o nome dos personagens você é mais alienado ainda?
Acho que existe uma linha tênue entre as duas coisas. Novela é entretenimento, comecemos por aí.
Se o entretenimento aliena as pessoas, então a partir de hoje, nada de novela, música, jogos, futebol, festas e nem nada que nos tire da vida real.
“Não é que a novela aliene as pessoas, é que as pessoas só querem saber de novelas e não estão nem aí para os problemas da sociedade”.
Ok, concordo. Mas a gente precisa ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano pensando na desgraça do mundo?
As pessoas esquecem, que pra fazer uma novela (ou qualquer coisa) é preciso muita produção. Muitas pessoas vivem disso. Isso é trabalho honesto. Isso é arte!
Eu, particularmente, assinto novela sim. Assim como leio livros de Freud. Uma coisa não anula a outra. Não fico burra porque assisto novela.
Odeio esses julgamentos RIDÍCULOS de que quem assiste novela não tem o que fazer. Prefere assistir filme? Seriados?
Sim, tem muita diferença mesmo.
“As novelas só ensinam coisa ruim”. Bem, se você não sabe assistir uma FICÇÃO, você é um idiota. Se fosse assim eu acreditaria em homem aranha e no incrível Hulk. Vai da cabeça de cada um se deixar levar e se alienar. Mas nada de generalizar.
Existe sim, muita gente que para de viver, pra assistir a novela ou o BBB. Assina Pay per view e passa o dia inteiro cuidando a vida dos outros. Mas estou falando de um contexto nada generalizado. 
Nem todo mundo que assiste TV é alienado. Nem todo mundo que assiste novela não tá nem aí para os problemas da sociedade. Mas todos têm o direito de se entreter.

Já dizia Freud no livro ‘o mal-estar na civilização’, que diante de tanta frustração do dia-a-dia, com contas pra pagar, trabalho de 8 horas diárias, filhos pra sustentar, casa pra cuidar e tudo mais, o indivíduo busca no lazer e no entretenimento uma paz interior.
Mas de acordo com os intelectuais no Facebook, metidos a fodões, e que claro, sabem infinitamente mais que Freud, assistir novela é alienação.
Eu não sei se fico com raiva, se fico indignada, ou se sinto vergonha disso. Que vergonha o Brasil parar pra ver o fim de uma novela. Que vergonha todo o país estar ansioso pra saber quem matou quem.
Você NÃO É mais inteligente só porque não assiste novela. Você NÃO É mais inteligente que o resto na população por não saber o nome dos personagens das novelas. PARE de se julgar superior.
Que vergonha as pessoas se julgarem mais inteligentes porque não assistem novela. Que ignorância. Se você não gosta, ok. Mas não julgue quem assiste, muitas pessoas, múltiplas vezes mais inteligentes que você, assistem. E elas não estão ficando burras por causa disso. Talvez seja a hora de parar de achar que é o cara mais ligado do mundo e calar a boca antes de falar merda.
Eu diria que ser assim tão ignorante é uma doença. É Psicopatológico mesmo. Alienação mental.
Então, um aviso aos meus queridos intelectuais do Facebook:
Não quer assistir novela? Então vá ler um livro.
Mas faz isso quietinho. Ok?


Gente chata do caralho!