terça-feira, 5 de março de 2013

RELACIONAMENTO é uma merda.. (2)


            Como eu tinha dito, eu escreveria uma continuação para o assunto. Naquela época do primeiro texto sobre relacionamento, eu estava namorando. Sim, eu estava. E mesmo assim escrevi que relacionamento era uma merda. Deve ser por isso que meu relacionamento acabou... mas, enfim.
            Dessa vez eu estou solteira. Isso não significa que a minha visão é diferente, apenas significa que eu posso escrever o que me der na telha, sem consequências.
            Vou falar de um ponto de vista diferente. Aquele relacionamento antigo que eu tinha, acabou de vez, e depois disso eu tive outro. A gente tem a esperança de não repetir os mesmo erros em outras relações, é pra isso que amadurecemos. Mas é incrível como SEMPRE acontece alguma coisa que dá errado. A vida fica o tempo todo te testando.
            Conheci uma pessoa INCRÍVEL. Uma das pessoas mais legais que eu conheci na vida. Não digo que me apaixonei, mas fiquei interessada. Pra variar, deu tudo errado.
            A pessoa era simplesmente a pessoa mais inexperiente do mundo eu acho. Nunca tinha namorado, nunca tinha se apaixonado.. enfim, um iniciante.
            NÃO EXISTE COISA PIOR. Quando a gente sai de um relacionamento longo, em que tu passou por muita coisa com alguém, viveu muita coisa, a gente perde a paciência pra besteira. Tem algumas atitudes que depois de uma certa idade (experiência de vida) você deixa de fazer, porque percebe que são desnecessárias.
            Darei um (vários) exemplos: Telefonar todo dia. Isso vale como dica, pessoal isso não é necessário. Não é porque você tem um bônus da operadora que você precisa ligar. Não é porque você tá na rua fazendo algo, que você precisa ligar pra contar o que esta fazendo. Assim como ligar pra saber o que o outro está fazendo. Isso NÃO É necessário. Se isso é chato em namoros à distância, imagina quando se mora na mesma cidade. Sem noção né?
           Outra coisa, a mais importante. NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, diga ‘eu te amo’ sem conhecer a pessoa. Vamos ao conceito de ‘conhecer’.
           Conhecer não é apenas ver uma pessoa pessoalmente. Não é conversar via internet há mais de ano. Não é ficar com uma pessoa há um, dois, três meses.
              Pra ser mais clara, você pode namorar por cinco anos, casar, viver dez anos casado, e mesmo assim você ainda não vai conhecer a pessoa totalmente. Então seja razoável.  Se você gosta muito de alguém e mesmo que a tenha conhecido em uma situação extremamente incrível e única na vida, isso NÃO É AMOR.
            Agora vamos ao conceito de ‘amor’. Depois de alguns anos de relação, depois de perceber que aquela pessoa tem defeitos, depois de perceber que você também tem defeitos, e que ambos cometem erros, e que ambos querem que a relação dê certo... depois de perceber que a relação tem reais chances de ir pra frente, aí sim, isso é amor.
            - Ah, mas amor é quando a pessoa é tudo pra ti, e tu gosta de tudo nela. – Não necessariamente. Um pai ama um filho, e o filho comete erros, tem defeitos e tudo mais, muitas vezes decepciona, e mesmo assim, o pai o ama.
             É BEM difícil amar alguém assim.
             Antes de continuar, eu NECESSITO dizer algo muito importante.
            Ninguém nasceu grudado em ninguém. Relações e pessoas não estão na sua vida pra te completar. Relações são pra ACRESCENTAR algo pra tua vida. Se a pessoa for embora, a tua vida não vai acabar, você não vai ficar vazio, nem vai morrer. A pessoa fazia parte da sua vida, não de você.
              Relações passam. Pessoas são totalmente substituíveis, exceto familiares.
            Você não precisa de alguém pra ser feliz. Você tem que estar feliz e completo sozinho. Não baseia a tua felicidade em estar com alguém, em ter alguém. Não crie expectativas e projete a sua vida inteira encima de uma relação. Você tem que conquistar a sua vida sozinho. Suas relações servem pra te acompanhar onde VOCÊ for. Mas você tem que ir sozinho.
             Basear tua felicidade em estar com alguém é o mesmo que dar um tiro no pé.
            A partir daí, eu digo que se a tua relação não está acrescentando nada de positivo na tua vida, então passe adiante. E isso serve pra qualquer relação. Você não precisa conviver com alguém que não te faz bem, por comodismo ou por qualquer outro motivo. Isso vale pra pessoas que estão casadas, têm filhos, mas não suportam mais o casamento. Continuam empurrando com a barriga por causa dos filhos. Isso não pode acontecer. Preserve seus filhos de ver brigas o tempo todo, de ver seus pais deprimidos, se odiando. Filhos não seguram casamento. Casamento não segura casal.
Tem um vídeo bem exagerado, e muito engraçado, que trata disso: 
          Pronto, agora voltando ao que eu estava falando, não diga ‘EU TE AMO’ na primeira semana de namoro. Porque definitivamente, você não sabe o que é amor. Pode ser paixão, você pode gostar muito de alguém. Diga isso mesmo: gosto de você, estou apaixonado. Mas amor? NÃO.
          Outro erro terrível é abrir mão de tudo na tua vida por alguém que você mal conheceu. Isso é uma coisa que você NUNCA deve fazer, a menos que você já esteja casado, e ame muito a pessoa com quem você está e se isso for a única saída.
          Analisando os dois lados. Se você abre mão de tudo por alguém, mesmo que você não espere nada em troca, um dia você vai jogar na cara que largou tudo pelo outro e, no mínimo, se arrepender. E a outra pessoa, quando vê que seu parceiro largou tudo, se sente extremamente pressionada. Afinal, se o cara larga tudo, ele está deixando claro que não está de brincadeira. Como você, que já quebrou a cara 500 vezes na vida, vai se jogar de cabeça assim numa relação?
          Foi exatamente isso que eu senti. Pressão. Era como se eu fosse obrigada a fazer dar certo. Isso sufoca.
           Outro ponto. O excesso de romantismo. O cara que nunca se apaixonou na vida, acha que quando se apaixona, é pra sempre. Cara, NADA na vida é pra sempre. Não chega no começo do namoro dizendo que tem certeza de que ele(a) é o amor da tua vida e que vai ser pra vida toda, e fala em casamento e em nome de filhos. PELO AMOR DE DEUS.
            Cadê o bom senso da galera?
         Nada de mandar um milhão de mensagens dizendo: ‘eu te amo’, ‘tenho saudade’, ‘to pensando em ti’, pelo celular, pelo facebook, pelo twitter, e-mail e o diabo. Contenha-se. Essas coisas irritam. Encontre o momento certo.
           Nada de comprar um milhão de presentes. Nada de ligar toda hora (já disse isso, mas vale repetir). Nada de comemorar uma semana de namoro, um mês de namoro, dois meses. Isso é muito ridículo (opinião minha).
           Pra ser mais clara, nos primeiros seis meses de namoro, é completamente proibido: flores, serenatas (proibido SEMPRE), conhecer a família um do outro, falar em casamento e filhos, fazer planos de longo prazo e etc.
          O mais gostoso na relação é a conquista.. é o mistério. Daí o cara chega já dizendo que ama, isso acaba com tudo. Pior é que é MUITO constrangedor dizer: também gosto de você. Daí você se obriga a dizer que também ama, mesmo sabendo que amor é infinitamente maior que aquilo. Tudo bem, eu sei.. aí foi erro meu, mas a gente aprende sempre né?!
          Continuando..
         Quando você está com alguém, namorando, e gosta daquela pessoa e tal, isso não significa que você fica cego. Esse é um ponto muito importante. Um dia eu fiz uma pergunta muito simples: - qual a mulher que você acha a mais bonita do mundo?
         Esperei uma resposta tipo: Scarlett Johansson, Natalie Portmam ou a Megan Fox. Mas daí o cara diz (segue o diálogo):
- Não vou dizer por que você vai ficar brava.
- Capaz, pode dizer.
- É tu!
           Momento ( ¬¬), não sei se tenho palavra pra descrever, mas o que chega mais perto é: AFF!

       Isso é RIDÍCULO. A menos que o meu namorado seja o Jensen Ackles (foto), o meu namorado nunca será o cara mais bonito do mundo pra mim. Eu estava falando de beleza física, a casca mesmo. Será que é tão difícil?
         Eu entendo que o cara gostava de mim, mas eu tenho espelho em casa, e acredito que ele tenha TV em casa, não pode ser tão ilhado assim que não conheça uma mulher mais bonita. Não precisa demonstrar o quanto tu gosta de uma pessoa 100% do tempo com esse tipo de resposta besta. Isso fica chato. Olha que situação chata.
Fiz uma pergunta simples, e só me estressei. O pior de tudo é que eu disse: não, eu to falando a mulher mais bonita, fisicamente assim. (com toda a paciência do mundo) E ele respondeu: é tu! É sério.
        E ainda ficou magoado porque eu não acreditei nele. Triste o amadorismo.
          Tenha maturidade, equilíbrio.
      E não sinta ciúmes dos atores de Hollywood. Isso é infantil demais.
          Uuuufa, eu escrevi demais, de novo. Será que sai um ‘ Relacionamento é uma merda III?’
Hahahahahaha! Desculpa pelo texto confuso, é que eu me empolgo.

7 comentários:

  1. Bah, guria, mas tu também vai ficar logo com um piazinho amador. Pela inteligência emocional e pela maturidade que tu deixa transparecer nos teus textos, marinheiros de primeira viagem deveriam ficar fora dos teus planos. Mas enfim, isso se a gente pudesse escolher por quem se apaixona...

    Enfim, moral da história: o AMOR é uma merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA pois é... vivendo e aprendendo.. amadores eu corto fora! ahauahuahuahau

      Excluir
  2. RSrsrs, mulher é tudo igual!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu texto, mas acho que existe uma coisa que falta em toda essa análise: o fator mais científico da coisa. Quando eu falo isso, quero dizer que amor também envolve produção de hormônios, também envolve descargas emocionais e uma série de cosias que não fazem uma pessoa ter toda essa iluminação assertiva dentro do relacionamento.

    Para pegar alguns pontos do texto: Todo excesso de romantismo no início do relacionamento pode ser condenável do ponto de vista racional, mas é o mais natural do ponto de vista evolutivo. Quando conhecemos alguém, a paixão surge justamente mas nos fazer cegar frente a outra pessoa, e se deixar levar por esse estado cego é o mais natural. E aqui eu reafirmo: pode ser o mais irracional, e por tanto, fora da razão, mas não deixa de ser o mais comum, e por tanto natural.

    E no caso do último exemplo que coloca, sobre perguntar qual a pessoa mais bonita do mundo. Para mim é muito mais esperado um tipo de resposta como essa (de que é vc) pois a fase da paixão é feita para cegar, eliminar as dúvidas de que possa haver outros parceiros... enfim, a resposta do cara foi a mais óbvia que se podia esperar. Não digo que é a correta, nem a verdadeira, pois o correto e o verdadeiro dependem UNICAMENTE da interpretação do interlocutor.

    Mas de qualquer modo, sem querer me alongar, relacionamento em si é mesmo uma merda. Eu estou naquela fase de quase terminar tudo, e por isso saí caçando no google e encontrei esse blog. Concordo com muitas coisas que disse, como viver mais para si do que para o outro, por exemplo. Mas dizer que adorei o texto só porque me identifiquei com um ponto é análogo ao que disse sobre dizer que ama alguém só por gostar de uma característica dela. E o ser humano sempre vai dar mais importância aos defeitos... Podem haver mil acertos, mas é em um erro que tudo acaba. E se esse é um defeito congênito da mente humana, como pode um relacionamento entre humanos não ser uma merda?

    Mas tem as fases boas, e quem sabe vivê-las consegue ser feliz. Quem sabe levar as coisas mais na esportiva sabe ser feliz. É isso o que eu penso, e desculpe pelo texto gigantesco.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog! Bem interessante e me ajudou a pensar em algumas coisas sobre relacionamento.

    Se quiser, conheça o meu http://franciskolwisk.blogspot.com/

    ResponderExcluir