segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MORAR SOZINHO é uma merda..

Falo com conhecimento de causa. Já morei com a família, com amigos, com pessoas desconhecidas, com namorado... e sem dúvida morar sozinho é a pior opção. Viver numa casa ou apartamento só seu é o maior sonho de qualquer adolescente. E já foi o meu. Confesso que quando descobri que iria morar sozinha em outra cidade quase fiquei louca pensando em tudo que eu aprontaria. Sem falar naquela ideia de não ter ninguém pra ‘encher o saco’.

Seria muito bom se as coisas fossem como a gente espera. Mas as coisas só são mil maravilhas como, festinhas em casa, eu comer o que quiser, não precisar arrumar nada como a mãe sempre manda e tal se: VOCÊ FOR RICO.

Sim, você tem que ter dinheiro pra contratar uma empregada pra fazer tudo aquilo que a sua mãe fazia. Como lavar sua roupa, fazer comida, arrumar seu quarto, limpar o banheiro, e todas as coisas que você nem imaginava que ela fazia. Festas? Sai caro promover uma, principalmente se a sujeira ficar toda pra você.

Quando saí de casa fui morar em um kit net de 20 metros quadrados eu acho. E pode ter certeza que morar em kit net é terrível pra quem faz comida em casa. Frita um bife pra ver se você consegue dormir ali depois.

Depois disso fui dividir uma casa-pensão com mais duas meninas. Cada uma tinha seu quarto, mas cozinha, sala e banheiro eram de uso comum. E essa casa era segundo piso, embaixo moravam mais 3 pessoas, e dos lados mais 3 tinham kit nets. E se não bastasse a dona de tudo isso morava no mesmo pátio e servia para duas coisas: cobrar o aluguel e cuidar das nossas vidas. Era um inferno. Um passo pra fora de casa a vida já não era mais minha, era da velha chata que ficava nos cuidando. Mas o problema não era só na rua. Em casa era terrível. A única coisa boa em morar com pessoas que você não conhece é que bem ou mal sempre vai ter alguém em casa quando você chegar. Bem menor a solidão de antes. Mas as brigas por causa das compras, do almoço, da janta, da louça, da faxina.. isso sim acabava até com a vontade de ir pra casa.

Depois de um tempo a velha nos mandou embora, as 3 juntas. Alugamos um apartamento e seguimos morando juntas. Metade do problema resolvido, pelo menos a velha não ia mais nos perturbar. Mas as brigas continuaram e sempre pelos mesmos motivos e mais um extra. O Apartamento tinha só dois quartos e éramos em 3. Pra variar, eu que me fodi, fui dormir na sala. Ou seja, eu não tinha privacidade nenhuma.

Até que veio mais uma pessoa morar com a gente, irmão de uma das meninas que morava comigo. Ótimo né? Eu já não tinha privacidade antes, imagina agora com um homem em casa. A irmã dele foi embora em seguida e ele ficou no lugar. Depois disso ainda veio outra menina morar com a gente. Era até divertido, mas eu não via a hora de ficar sozinha logo. Então nos mudamos, eu e a menina que morava comigo desde o começo (uma delas foi embora e a outra ficou). Aí sim.. aluguei um apartamento enorme com 2 quartos grandes uma sala imensa, cozinha e área de serviço, salão de festas e quadra de esportes. Sem dizer que é no 11° andar e a vista é simplesmente incrível. Era um sonho. No começo foi difícil, não tínhamos pia na cozinha, nem fogão, nem máquina de lavar. Mas isso com o tempo fui comprando e mobiliando a casa. Foi uma das melhores épocas da minha vida. Sem brigas, nenhuma MESMO. Tudo indo muito bem. Até que a minha amiga se forma e volta pra cidade dela. Fiquei sozinha, mas não totalmente, ela ainda vinha pra Caxias resolver as coisas pra formatura e tudo mais. E meu namorado morou comigo por duas semanas. Alias essa sim foi a melhor parte da minha vida. Morar com ele. Como é bom estar sempre perto de quem a gente ama.

Depois disso, ele voltou pra casa porque morava comigo só enquanto estava em férias. Aconteceu a tão esperada formatura e a minha amiga foi embora de vez. Agora sim.

O desespero começa aí. Nunca pensei que dormir sozinha num apartamento enorme fosse tão apavorante. Sem falar em chegar em casa a qualquer horário e estar sempre sozinha. Não tem ninguém, logo, é tudo pra mim. É a mesma coisa do kit net, a diferença é que quanto mais espaço vazio, mais solidão. E nada fica fedendo também. E sabem o que é o pior de tudo? São as contas. Com uma pessoa a menos, nada mais é dividido por dois. É tudo só pra mim. E daí tu aprende a dar valor ao dinheiro que tu recebe no fim do mês. É a pior parte sem duvida, quando tu percebe que tu te mata de trabalhar pra pagar as tuas contas.


E aquela coisa de fazer festa e tal, vira uma lenda simplesmente porque você se transformou na sua própria mãe e pai juntos. Que trabalham pra pagar contas e ainda tem que cuidar da casa, da comida, da roupa suja..

A única parte boa é poder tomar banho de porta aberta e depois sair pelado pela casa.. só!


NÃO, não é exagero, nem drama, nem fiasco.. é vida real. Se você acha que morar sozinho é fácil, te digo: NÃO É! Isso é ser adulto. E é o que todos os adolescentes querem ser, mas mal sabem eles o que os esperam.

É nessas horas que eu mais sinto falta dos meus pais me 'enchendo o saco'..


MORAR SOZINHO é uma merda..

4 comentários:

  1. Gente.. ainda estou com um quarto sobrando..
    e to procurando alguem pra dividir apto comigo..
    conhecem alguém que queira?
    é ali no bairro da UCS, bem pertinho da universidade
    tem um quarto sobrando com cama de casal e closet. Preciso de alguém com urgêeeeencia tipo, no inicio do mês que vem já.
    O valor mensal da em média 500$ por mês os custos totais de:
    aluguel + condomínio + luz + telefone + internet + água.
    O prédio tem Salão de festas e quadra de esportes!
    Se souber de alguém avisa no e-mail:
    je_sul @hotmail .com (sem espaços)

    valeeeu! beijo

    ResponderExcluir
  2. só para registro, as ilustrações são da Samanta Flôor (cornflake.com.br), que parece curtir morar sozinha, embora também tenha suas épocas de crise...

    ResponderExcluir