quarta-feira, 23 de março de 2011

RACISMO e PRECONCEITO é uma merda..

Em homenagem à semana do combate ao preconceito racial, nada mais justo do que falar da ignorância e da injustiça cometida pelos indivíduos malditos dessa sociedade imunda. E eu não estou falando de uma sociedade só.. estou falando de todas.
Passaram anos, décadas, séculos e o racismo ainda existe como um câncer vestigial.
De todos os males que existem dentro de uma sociedade, o racismo é a coisa mais suja que há.
Tem gente que mata, tem gente que agride fisicamente ou verbalmente as pessoas, simplesmente pelo fato, da pessoa ser negra, ou índio, o qualquer raça diferente da sua. E isso não é apenas com os negros, alguns brancos também sofrem disso.
Vamos voltar aos tempos da escravidão.
Que maior prova de ignorância humana se pode dar?
Mas enfim.. não to aqui pra entrar no contexto histórico, o fato é o RACISMO EXISTE.
A questão é:
Porque o racismo é só de brancos pra negros?
Acontece o contrário também. Já vi casos de famílias negras que não aceitava o namoro da filha negra com um branco. E tem até filmes que tratam disso.
(Ou vice-versa)
Eu acho super interessante como a sociedade lida com isso. A sociedade não sabe tratar com igualdade os indivíduos. Daqui uns dias os negros serão a raça mais poderosa. Se um negro usa uma camisa escrito 100% BLACK significa que ele tem orgulho da sua cor. Se o Branco usa uma camisa escrita 100% WHITE como faz? RACISMO. É injusto. Assim como as festas só para negros. É lindo. Festa só para brancos = RACISMO, EXCLUSÃO.
A sociedade ta só criando cada vez mais a diferença entre as cores. Orgulho Branco, Orgulho negro. E CADÊ O ORGULHO DE SER HUMANO. Nunca ouvi falar!
Exatamente igual ao sistema de cotas.
(Todos nós temos direitos de dar opiniões e aceito críticas ao que vou dizer)
Sou contra o sistema de cotas para negros na universidade.
SIM SOU CONTRA.
Sou a favor das cotas para pessoas que estudaram em escola pública. Mas discriminar por raça? NADA A VER. Parece que isso quer dizer que os negros não têm capacidade de competir com os brancos. TEM SIM. Tem o mesmo cérebro e usa a mesma miséria de 10% desse cérebro animal. TODOS, independente de cor, temos a mesma inteligência. A mesma capacidade de entrar numa universidade.
O que pode variar é se a pessoa ta preparada, mas isso provém do estudo. DAÍ SIM.
Escolas públicas são mais fracas? Daí até valem as cotas. As pessoas pobres também devem ter acesso à universidade. Isso é justo.
Mas por raça? Isso é dar continuidade ao racismo.
Enquanto for dividido por raça, categoria, gênero, não haverá igualdade.
Podem ver. Todas as categorias que possuem um dia no calendário são pessoas à margem, pessoas que sofrem algum tipo de preconceito.
Dia 08 de março: Dia Internacional da MULHER. (até uns anos atrás, nem sequer podiam votar)
Dia 21 de março: Dia do combate a discriminação racial.
Dia 19 de abril: Dia do ÍNDIO. (por ter uma cultura LEGÍTIMAMENTE brasileira, você não faz parte do todo?)
Dia 26 de junho: Dia internacional do combate as drogas. (Dependentes químicos também sofrem preconceito, isso inclui aquelas pessoas que bebem sua cerveja todo dia)
Dia 20 de novembro: Dia da consciência negra. (Nem preciso comentar)
Dia 1 de dezembro: Dia Internacional do combate ao HIV. (Pessoas com AIDS também sofrem preconceito)
E muitos outros, que se eu for colocar todos escrevo 3 livros.
Outros Preconceitos muito comuns são contra homossexuais, transexuais, lésbicas e adjacentes. Uma coisa super comum na sociedade. Quem não conhece pelo menos uma pessoa que seja gay? Eu conheço vários, que são pessoas muito melhores, mais bondosas(talvez por terem sofrido na pele o preconceito), que respeitam as outras, muito mais bem resolvidas e felizes. (Pra toda regra há uma exceção)(REFLITA, pare de ter preconceito e seja mais feliz, não fique procurando incomodação). É RIDÍCULO ter preconceito com isso. Afinal é uma escolha da pessoa com quem ela se relaciona. Cada um tem a sua escolha. RESPEITE ISSO.
Preconceito com tatuados ou pessoas com piercing. Tudo bem é algo visível, e quando mexe com o visual é difícil. Ainda é o sentido mais sensível, mais frágil. Mas nem todos os casos são indigeríveis. Claro, existem casos bem extremos de mutilação no corpo, e não é disso que estamos falando.
Eu falo a respeito de você duvidar ou questionar a credibilidade de um profissional ou a índole de um indivíduo, apenas pela tatuagem que ela tem. Isso sim é inaceitável. TATUAGEM NÃO DIZ QUEM A PESSOA É.

Mas agora sim, o pior de todos:
PRECONCEITO COM OS DEFICIENTES.
Como pode? A pessoa já nasce com (ou adquire) uma deficiência, e vai sofrer a vida inteira com isso, e ainda tem que agüentar os preconceitos dos outros ditos NORMAIS?
NÃO. Sério, tem gente que nem chega perto de uma pessoa que tem alguma deficiência física por exemplo. Você deixa de comer os bolinhos de chuva que saem tortos? Somos todos bolinhos de chuva, a mesma massa.
Infelizmente, ou felizmente, não há uma fôrma.
Assim como pessoas com limitações visuais, auditivas, ou doenças mentais. São pessoas, com limitações, assim como nós. E com habilidades diferentes das nossas.
Muitos desenvolvem novas habilidades a partir de suas limitações, coisa que nós, “normais” não temos.
Poxa, os cegos lêem em braile. Eu não consigo nem digitar sem olhar pro teclado.
Como ter preconceito à pessoas que tem habilidades como essas? Que se superam a cada dia? Que NOS superam?
Gente é isso. Eu sei que dessa vez não teve graça, mas acho que com um assunto desse o lance é mesmo falar bem sério.
RACISMO e PRECONCEITO são assuntos sérios.
REFLITA, e veja que o caminho melhor é estar de bem com o mundo e suas diversas formas de viver.
RESPEITE TODOS, PORQUE SOMOS TODOS BOLINHOS DE CHUVA.

6 comentários:

  1. Outra coisa: Pessoas feias também sofrem preconceito. Sério, digo isso por experiência própria... :P

    No mais, muito boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. O unico preconceito q eu acho q n é masi tao válido é o contra mulher, ha mulher hoje ja é tao mais forte q n acredito q seja necessario ficar tendo um dia para ela, ou congressos em busca de mais espaço o pequeno espaço q a mulher conquistou no passado se tornou em um trator que esta atropelando tudo que encontra pela frente!

    ResponderExcluir
  3. Antes de tudo queria falar que sou contra as cotas também.
    Penso que todos que estão em uma escola deveriam ter os mesmos direitos. O fato historico sempre é o principal argumento nesse tipo de discução, mas a pergunta que fica é: "até quando vai ser assim? que tamanho é a divida do brasileiro com os negros?". E concordo que com as cotas, só alimentamos mais o preconceito.
    Preconceito é uma palavra complicada... Muitos acham que tem preconceito sem ao menos saberem o que é o conceito. São apenas "pré".
    Quando ao que tu cita sobre a camisa de orgulho negro/branco/homo/mulher... Isso são 'outros 500", trata-se na verdade de uma forma de protesto, e como todos sabemos nosso país é "democrata". Na verdade é uma das formas que o negro e outros acharam de protestar, de mostrar que estão ali, vivos... Que existem. E isso não deve ser aplicado com os brancos ou os ditos normais, já que tudo já está "adequado" para ele. Contrario dos outros que devem lutar dar a cara para bater.
    Ah, e tatuagem é arte, quem tem sabe disso.

    Mas gostei muito do texto, parabéns ^^

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, detalhe apenas para a questão das cotas. É um lance histórico, prestação de contas e tal... enfim... Eu concordo. Mas cada um com sua opinião. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito enfatico,instrutivo e resposável,melhor se todos conseguissem entender o valor prático de toda essa matéria,que embora conhecida,muito mal compreendida.

    D+,adorei...abração Jéssica!!!!

    ResponderExcluir
  6. O preconceito pode ser justificado por crenças e crendices. Não se aceita, mas pode se entender. Agora, o racismo, esse, como já disse Gabriel, O Pensador, é burrice. Ninguém explica.

    ResponderExcluir